Após a reunião, o presidente Bruno Henrique recebeu os cumprimentos de populares e agradeceu à receptividade do relatório, destacando que estava apenas cumprindo com o dever, e destacou que as diárias do período 2013/2016, cuja comprovação contém indícios de irregularidades, serão apuradas.

Quanto aos cinco treinamentos realizados por cada vereador no decorrer do ano de 2017, o Presidente destaca que ao tomar posse para seu primeiro mandato como vereador, no ano de 2017, se deparou com uma infinidade de termos, conceitos, siglas e procedimentos desconhecidos da grande maioria da população: Proposições, maioria qualificada, derrubada de veto, LDO, LOA, PPA, LOM, CLJR, CPI, moção, Regimento Interno, Ato da Mesa, Emenda e toda uma infinidade de conhecimentos exigida para o bom exercício do mandato.

Em idêntica situação, os vereadores Gão do Café, Carlos Riu, Roca e Romilso do Caminhão, que também assumiram o primeiro mandato legislativo em 2017, enfrentaram a mesma dificuldade. Conforme relata o presidente Bruno, até mesmo os vereadores mais experientes demonstravam a necessidade de constante aperfeiçoamento para bem cumprir com a missão constitucional, e por esta razão, a Mesa Diretoria da Câmara resolveu priorizar a qualificação de todos os vereadores, sem distinção, para se aperfeiçoarem, apesar de alguns já terem mais de experiência.

Outro grande desafio, segundo o Presidente, foi constatação de que a maior parte da população ainda não compreende que os recursos do Legislativo devem ser investidos, prioritariamente, na manutenção, aperfeiçoamento e autonomia do Poder Legislativo. Porém, dentro dos limites da Lei, a Câmara de Rubim, no último ano, cumpriu com seu papel, fez redução dos gastos, principalmente com combustíveis, e reduziu de cerca de R$ 52.000,00 no ano de 2016, para pouco mais de R$ 7.000,00 no ano de 2017. Destacou que se considerar o valor atual do combustível, a redução é ainda mais acentuada, já que o preço da gasolina teve considerável alta no ano de 2017, em relação a 2016.

Concluindo, o Presidente destacou que com essa economia foi possível devolver valores os cofres do Executivo, e este prontamente atendeu as indicações de reforma da praça em Itapiru – Distrito de Rubim, apoio ao Hospital e ao asilo, dentre outros, mas que a verdadeira finalidade dos recursos do Legislativo foram também alcançadas, pois foram inúmeras as participações decisivas da Câmara Municipal de Rubim na busca de melhorias para a população local, pois essa é a missão do Poder Legislativo.